Dia 08 de Maio de 2010

Dia 08 de Maio de 2010

Maria Eduarda

Maria Eduarda
Princesa hoje com 3 anos

terça-feira, 12 de junho de 2012

Meu Filho tem Síndrome de Prader-Willi ... E agora?

Você ficou sabendo que seu filho tem uma "síndrome", uma palavra que soa estranho e significa simplesmente um grupo de sinais e sintomas que, juntos, identificam uma condição, e você tem tantas perguntas.... O que é Sindrome de Prader- Willi? A síndrome de Prader- Willi (SPW) é um defeito congenito de causa desconhecida. Bebês com SPW costumam mamar e sugar muito mal, devido a musculos flácidos, fracos(hipotonia),e com frequencia precisam ser alimentados com bicos especiais ou por meio de sondas. Eles sentam, engatinham e andam mais tarde do que a média das demais crianças. Por volta dos dois ou quatro anos de idade, a maioria deles desenvolve um apetite insaciável, que pode resultar em obesidade com risco de vida, se não for cuidadosamente controlada. Esse apetite acompanhado de um ganho de peso fácil, e problemas comportamentais como teimosia e acessos de raiva são problemas maiores associados à SPW. Mãos e pés pequenos, baixo estatura quando adultos, equilíbrio e coordenação deficientes e ausência de puberdade são característicos, também. Nem todos os portadores de SPW apresentam todas essas características, e existem graus de severidade. Tenha em mente que essa lista não inclui todas as qualidades positivas que as crianças com SPW também tem! Meu filho vai ser retardado? O QI esta normalmente na faixa de 70, mas pode variar de 40 até 100(acima de 90 é normal). Os de QI normal, mesmo entre 90-100, apresentam dificuldades de aprendizagem. A maioria requer alguma forma de educação especial e apoio. A SPW pode ser superada com o passar do tempo? Não , é uma condição para a vida toda. Mas a maioria das crianças, com SPW aprende a se alimentar sozinha, cuidar de sua própria higiene pessoal, andar, falar, nadar, jogar, ir a escola, trabalhar e aproveitar os prazeres da vida. “ Orgulhe-se das realizações e do desenvolvime to de uma personalidade própria por parte do seu filho. APROVEITE CADA DIA!” Então porque eu me sinto tão mal? Na realidade, você perdeu o lindo bebê normal pelo qual esperou durante nove meses. E você perdeu a esperança de que o problema pudesse ser temporário ou curável. Você esta num processo de aflição, lamentando a perda. Meu marido/minha esposa, não parece estar sentindo o mesmo que eu com relação a isso. Geralmente, o pai mergulha no trabalho, responde com raiva, recusa-se a falar no assunto ou age de maneira prática, com comentários do tipo” Nos temos que aceitar isso, já que não podemos mudar nada”, enquanto a mãe fica chorosa e emotiva, e vê o marido como insensível. As vezes os papeis se invertem. É vital que cada um entenda que ambos estão preocupados, porem homens e mulheres, como indivíduos que são, fazem isso de maneira e de intensidade diferente. Procure ajuda, se isso começar a minar o seu relacionamento. O que posso fazer para ajudar o meu filho?  Em primeiro lugar, cuide de você mesmo(a) e do seu casamento. Não deixe essa criança absorver cada minuto seu. Perita que parentes e amigos a (o) ajudem. Mantenha o equilíbrio com as outras crianças/ filhos, amigos e demais familiares;  Encontre um médico que conheça SPW ou esteja querendo aprender sobre o assunto. Não recei fazer perguntas – e insista nas respostas mesmo que seja um “não sei”;  Busque serviços de intervenção precoce. Fisioterapia ajuda a fortalecer músculos fracos . muiros necessitam de fonoaudiólogia;  Mantenha um cuidadoso e detalhado livro do bebê. Está provado que, mais tarde, ele terá valor inestimável para a obtenção de serviços de assistência;  Proporcione varias estimulações: cores, sons, atividades; converse com o(a) seu(sua) filho (a);  Estabeleça limites. Não faça para ele o que ele próprio pode fazer sozinho, nem o trate como se ele tivesse em desvantagem ou fosse um desamparado;  Quando a capacidade de comer melhorar, não reforce com comida e elogio. Comece a segurança em relação à comida assim que a criança começar a se locomover. Por exemplio, esvazie a mesa assim que terminar a refeição , mantenha a comida fora de balcões , não deixe mais pratos de doces disponíveis na mesa do café . Trancar a comida com cadeado quando a criança ficar maior pode diminuir o estresse de todos;  Aprenda tudo o que puder sobre valor nutritivo dos alimentos;  Incorpore exercício físicos na vida diária do seu filho em crescimento. Você pode evitar que seu filho se torne obeso, aprenda a dizer “NÃO”, mesmo quando ele ficar chateado e pede mais comida. Quanto mais cedo você começar a controlar a comida e atividades físicas de maneira apropriada, mas fácil será. Onde posso encontra ajuda? Parece que ninguém entende. Em geral, uma criança pequena com SPW, não obesa parece normal, por isso a família e os amigos costumam não entender a necessidade de se trancar a comida nem a preocupação dos pais. A melhor fonte de ajuda são os outros pais que vivenciam as mesmas circustancias. Leis de privacidade não permitem que os profissionais lhe forneçam nomes , mas você pode autoriza-los a dar o seu. Avanços no uso de medicações psicomotopicas para melhorar o comportamento e o humor, hormovio do crescimento para melhorar a baixa estatura e a massa magra- mais todas as pesquisas gerais sobre obesidade- oferecem grande esperança para um futuro melhor par as crianças de hoje portadora de SPW. Fonte: International Prader Willi Syndrome. Amanhã falarei sobre Impacto da Sindrome. Fiquem com Deus. Bjs no core de todos.

16 comentários:

  1. obrigada pela orientação meu filho ja tem 24 anos e esta com quase 200k preciso de ajuda eu queria colocar ele em algum lugar para trata-lo mais não tenho dinheiro para isso ele precisa urgente perder peso.preciso de uma solução.obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi, fui numa geneticista e ela falou que eu tinha que fazer um exame para ver se eu tenho mesmo essa síndrome, pois ela disse que tenho quase todos os sintomas. Mais esse exame é caro. Por favor ajude eu e minha família a entender essa síndrome. Pois minha mãe ainda não entendeu essa síndrome. Meu Deus, tenho medo de morrer, mais não consigo fazer uma dieta!

    ResponderExcluir
  3. Ola Eliana Rosa, em sua cidade não existe orgãos publicos para que ele possa fazer um acompanhamento ??????

    ResponderExcluir
  4. Natália Ramalho vc tem email??? Se tiver me adiciona por favor tatiane_zago@hotmail.com conversaremos melhor . Nao tenho a solucao para ninguem , ams posso ajudar naquilo que sei . Bjss e fique calma.

    ResponderExcluir
  5. andreiaap92@hotmaill.com10 de junho de 2013 às 19:47

    OI MEU NOME E ANDREIA E TENHO UMA FILHA COM DEZ ANOS ELA E PORTADORA DA SINDROME DE PRADER WILLE PRECISO DE AJUDA EM TUDO NESSE MOMENTO ELA TA NA UTI NO HOSPITAL DA CRIANÇA EM GOIANIA GOIAS ENCONTRA COM PNEUMONIA E SUSPEITA DE AVC ME AJUDE PRECISO SABE MAIS PARA AJUDALA MELHOR PESSO QUE ALGUEM PODE ME aJUDAR POR FAVOR ENTRE EM CONTATO comigo ANDREIAAP92@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, AMIGA!NÃO SE DESESPERE...EU E SOCORRO SOMOS DE NATAL/RN.
    TEMOS TAMBÉM UM FILHO COM SPW,,, NO INÍCIO FOI DIFICIL, MAS A TEMPESTADE JÁ PASSOU: LUCAS TEM 15 ANOS, CURSA O 9º ANO,tnormal para a idade) FAZ NATAÇÃO, É MUItO SOCIÁVEL E AMADO POR TODOS DA FAMÍLIA E AMIGOS. FAZ ACOMPANHAMENTO COM PSICOLOGA E PSICOPEDAGOGA, É MONITORADO NA ALIMENTAÇÃO E ASSIM NÃO É OBESSO,,,
    ENFIM, HOJE SOMOS FELIEZ E AGRADECEMOS ADEUS PELA JOIA QUE É NOSSO FILHÃO.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Tatiane Zago seu blog está bem informativo e sua princesa é linda! sou estudante de psicologia estou estudando sobre a SPW, e estou encantada com sua força e determinação vi os videos de Maria Eduarda fortalecendo os músculos com a fisioterapia vibrei quando ela conseguia pegar as coisas engatinhando. além do tratamento com fisioterapeuta, fono, endócrino e outros vc tbm pode contar com um acompanhamento de um psicólogo que está apto a ajudar nesses casos principalmente na adolescência quando surge alterações comportamentais como por exemplo alteração de humor. Mais uma vez Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá tenho um aluno com esta síndrome mas só agora que ficamos sabendo depois de quase 2 anos, no começo ele era mais tranquilo agora ele está agitado, fala demais e não gosta de limites. Gosta muito de se bater e ultimamente está mais agressivo. Gostaria de saber até onde ele poderá ficar nesta escola. Quais os riscos que outras crianças correm. Ele diz muita coisa ruim quer sempre bater, e que aconteça algo de ruim com os outros. Estou muito extresada com a repetição das atitudes.

    ResponderExcluir
  10. Mas mesmo com toda dificuldade amo demais está criança e estou a cada dia mais preocupada com ele.

    ResponderExcluir
  11. Olá tenho um aluno com esta síndrome mas só agora que ficamos sabendo depois de quase 2 anos, no começo ele era mais tranquilo agora ele está agitado, fala demais e não gosta de limites. Gosta muito de se bater e ultimamente está mais agressivo. Gostaria de saber até onde ele poderá ficar nesta escola. Quais os riscos que outras crianças correm. Ele diz muita coisa ruim quer sempre bater, e que aconteça algo de ruim com os outros. Estou muito extresada com a repetição das atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adriana ! No caso primeira coisa e buscar ajuda medica , no caso um neurologista, uma pediatra , endocrinologista. Nao tenho como te responder quanto a suas perguntas , nao saberei responder . Quanto tempo ele podera ficar na escola, isso é algo relativo, a minha estuda em uma escola regular, hoje tem 5 anos e nao tenho nenhum tipo de reclamação . Ela nao é agressiva, e docil , carinhosa, mas descobri desde o nascimento dela, entao tive tempo de ler , trocar ideias com outras maes e gracas a Deus os medicos que a acompanham conhecem a sindrome . Entao cada caso é um . A mae tera que buscar ajuda com os medicos e ter muita paciencia. pois agressividade, compulsao alimentar, sao caracteristicas da sindrome e tem q ser acompanhado , podendo sim o quadro ser mudado, porem como disse, depende de cada crianca , nao sao iguais . abraco

      Excluir
  12. BOIA NOITE, PESSOAL... COMO VAI NOSSA PRINCESA, JÁ COM 3 ANINHOS? SOBRE O ALUNO E A ESCOLA É O SEGUINTE: MEU FILHO JÁ COM 17 ANOS, COMO DISSE, PORTADOR DA SPW, FREQUENTA A ESCOLA (2º ANO DO E. MÉDIO) NORMALMENTE. A TURMA SE ADAPTOU BEM E OS PROFESSORES TAMBÉM... ELE FAZ ATIVIDADES, SEMINÁRIOS NA ORALIDADE E SE DAR BEM COM TODOS... UMA VEZ POR OUTRA ELE NÃO QUER IR À ESCOLA, PASSA ATÉ UMA SEMANA EM CASA... NESTE II SEMESTRE ELE TAMBÉM FREQUENTA UMA ESCOLA SÓ PARA ESPECIAIS, PARTICULAR E TÁ SE DANDO MUITO BEM... ELE TAMBÉM NÃO GOSTA DE LIMITES, É MUITO PEGADO A COMIDAS E SEMPRE ESTAMOS O FREIANDO...MAS SOBRE BATER, AGREDIR, DAR RISCO A OUTROS... ATÉ AQUI... NÃO! UM ABRAÇOS, TUDO VAI FICAR BEM!

    ResponderExcluir
  13. Olá meu nome é eduarda tenhu u.a filha com essa sindrome, ela tem 11 anos e só descobrimos agora a doença, estou completamente perdida, ela é muito agressiva, e está sem controle no momento, pode me ajudar com algumas dúvidas? Existe um medicamento adequado para ajudar a controlar a agressividade e o nervosismo?????
    É tarde de mas pra começar im tratamento? Será que algum dia ela ira fala?? Tenho várias dúvidas mas essas são as principais, me ajudem por favor! !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , me manda um email por favor conversamos la ... tatianezago@gmail.com . E fica calma ta . Beijos

      Excluir
  14. Eduarda tudo bem sua filha já tem 11 anos, porém a minha orintação é procurar o tratamento mesmo tarde, tenho uma filha que mora nos Estados Unidos e a nossa primeira netinha nasceu com essa síndrome, pra gente ainda é tudo novo porque tem só 5 meses ainda estamos aprendendo a conviver com essa situçao, graças a Deus, agora começou o tratamento com hormônio, e ainda vai começar a fisoterapia, graças aDeus nasceu em um país onde ela tem todo tratamento de graça. Porém Eduada ainda dá tempo de procurar o tratamento de sua filha, ela inda é muito nova, claro que se procurasse o tratamento precocemente seria bem melhor, porém eu aconselho ainda dá tempo orra enquanto a tempo.

    ResponderExcluir